Distrito FederalPagamento Digital Avança no Transporte Público do DF

Pagamento Digital Avança no Transporte Público do DF

A implantação do sistema de pagamento de passagens 100% eletrônico começou no dia 1º de julho, com 52 linhas de ônibus, representando 5,65% do total. Nesse primeiro lote, foram incluídas dez linhas da Piracicabana, 15 da Pioneira, sete da Urbi, dez da Marechal e dez da BsBus. Em 15 de agosto, a Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob) adicionou mais 99 linhas, elevando o número para 151, o que corresponde a 16% do total de linhas de transporte coletivo. No terceiro lote, inserido em 12 de setembro, o sistema passou a abranger 262 linhas, correspondendo a 28% do total. A previsão é que, em 14 de outubro, mais 171 linhas entrem no sistema, totalizando 433 linhas, ou seja, 46% do total.

Outro meio de pagamento que ganhou aceitação entre os passageiros é o Cartão Mobilidade, que oferece a possibilidade de integração em até três acessos no período de três horas, pagando apenas uma tarifa. Desde junho, a emissão desse cartão cresceu 11%, atingindo mais de 600 mil unidades. Hoje, o uso do Cartão Mobilidade corresponde a 46,6% das viagens realizadas no transporte coletivo do DF. Em contrapartida, o bilhete avulso por QR Code, lançado em 13 de agosto, tem sido pouco utilizado, com apenas 3.065 bilhetes emitidos até o momento, o que representa uma média de 61 bilhetes por dia.

O uso de pagamento por aproximação com cartões de débito e crédito também tem mostrado um crescimento significativo. Desde que o sistema foi implementado, em julho, o uso desses cartões passou de zero para 8,2% das transações. Um estudo da Visa Consulting & Analytics revelou que Brasília foi a quinta cidade com mais transações por aproximação com cartões Visa entre janeiro de 2022 e maio de 2024.

Após 90 dias de funcionamento, o sistema de bilhetagem eletrônica tem mostrado forte adesão por parte dos usuários, com o pagamento digital sendo o preferido. Atualmente, o uso de dinheiro em espécie nos ônibus caiu para apenas 8% das transações, incluindo todas as formas de pagamento e gratuidades. Entre os acessos pagos, mais de 87% das viagens são realizadas por meio de pagamento digital. Segundo o secretário de Transporte e Mobilidade do DF, Zeno Gonçalves, “o desempenho superou nossas expectativas”, e a meta é expandir o sistema, que já inclui 433 linhas de ônibus com pagamento digital.

*Com informações da Semob

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