Evento segue até esta quarta (21) apresentando uma imersão no mundo do conhecimento
Estudantes da educação infantil e alunos dos anos finais do ensino médio se reuniram, nesta terça (20), para a abertura da 12ª edição da Plenarinha e do Circuito de Ciências de Samambaia. O evento, que apresenta estandes interativos elaborados para refletir o trabalho desenvolvido pelas crianças ao longo do semestre, segue até esta quarta (21), com a estimativa de participação de aproximadamente 1.800 alunos.
Desde 2016, o encontro que une a Plenarinha e o Circuito de Ciências é realizado no Centro Olímpico da Região Administrativa (RA). “O local tem servido como base para campeonatos, e promove uma parceria eficaz entre esporte e educação”, aponta o coordenador da Regional de Ensino de Samambaia, Celso Antônio Silva. O tema deste ano dá continuidade ao do ano passado: diversidade e respeito às diferenças.
“São 43 trabalhos inscritos na Plenarinha e 27 no Circuito de Ciências, onde as escolas da região se organizam para apresentar suas produções, com a novidade de que as quatro escolas de ensino médio participam simultaneamente pela primeira vez”, explica o gestor.
Plenarinha
Creches e escolas da região se reúnem durante a Plenarinha. “Temos uma ampla gama de estandes interativos, permitindo que as crianças experimentem e participem ativamente dos projetos apresentados”, explica Juliana Lucena, coordenadora intermediária de Educação Infantil da Secretaria de Educação (SEEDF). “A junção desses dois projetos não apenas promove o aprendizado, mas também estimula a imaginação e a curiosidade dos jovens, transformando o Centro Olímpico em um verdadeiro laboratório de descobertas e interações”.
O foco desta edição da Plenarinha de Samambaia é a interação e a experimentação dos alunos, alinhados com a temática Sou assim, e você, como é? A proposta é que as crianças interajam com os estandes. Entre as atrações mais esperadas está o “Túnel dos Sonhos – encontre seus sonhos pelo caminho”, uma experiência sensorial onde os pequenos podem explorar seus sentidos e compartilhar sonhos futuros, como ser um super-herói ou uma professora.
Circuito de Ciências
Enquanto a Plenarinha é voltada para os alunos da educação infantil, o Circuito de Ciências apresenta projetos científicos feitos pelos alunos do ensino médio e dos anos finais do ensino fundamental. Aluna do Centro Educacional (CED) 619, Ana Karolina Sales, 17, apresentou no seu estande a proposta de desenvolver cosméticos naturais do Cerrado.
“Pensamos que seria interessante fazer produtos com elementos do nosso Cerrado, como esfoliante, perfume e aromatizantes, de forma sustentável e econômica”, define. “Produzimos alguns deles usando cremes prontos aos quais adicionamos nossos ingredientes. Criamos também a nossa própria marca, Flora Bill, então foi uma oportunidade de juntar ciência com empreendedorismo.”
Mentora do projeto, a professora de química Laiz Magalhães apoia a ideia: “Ajudei com a formulação e o suporte, incentivando os alunos a criar produtos com baixo custo e reutilizando materiais. Desenvolvemos cremes, óleos e perfumes, sempre com ingredientes do Cerrado, como pimenta-rosa, barbatimão, alecrim, breu-branco e andiroba. A ideia é valorizar o bioma e mostrar que é possível criar produtos sustentáveis e aplicáveis à comunidade local”.
*Com informações da Secretaria de Educação