NotíciasPovos indígenas serão homenageados pelo GDF no Noroeste neste sábado (5)

Povos indígenas serão homenageados pelo GDF no Noroeste neste sábado (5)

Aberto ao público, evento oferece serviços gratuitos, apresentações culturais e atendimentos voltados a mulheres, idosos, crianças e comunidades tradicionais

No próximo sábado (5), a Secretaria da Mulher (SMDF) promoverá uma ação social e cultural na reserva indígena localizada no Setor Habitacional Noroeste. O evento homenageia os povos indígenas das etnias kariri xocó e tuxá do bananal, reunindo atividades gratuitas para toda a comunidade, com foco no acolhimento, cidadania e valorização das tradições, além de exposição de artesanato indígena.

O coral Levando a Vida é um dos destaques da programação dedicada aos povos indígenas | Foto: Divulgação/SMDF 

 A programação começa às 9h com um canto ritual de boas-vindas e danças típicas indígenas, marcando o início de uma manhã dedicada à integração entre culturas e à oferta de serviços. A iniciativa, da Subsecretaria de Ações Temáticas e Participação Política, terá abertura às 10h.

Para a governadora em exercício Celina Leão, ações como essa representam o compromisso do Governo do Distrito Federal (GDF) com o respeito à diversidade: “Esta iniciativa une cuidado social, valorização cultural e escuta ativa. Os povos indígenas têm um papel fundamental na nossa história e são reconhecidos com respeito e atenção por meio de políticas públicas inclusivas”.

Atendimento e orientações

A SMDF levará sua unidade móvel para o local para atendimentos de acolhimento e orientações sobre violência de gênero, violência contra a pessoa idosa e uma palestra educativa com o tema “Como lidar com pessoas idosas”, ministrada pela servidora Ana Maria Moreira. A ação integra o esforço da pasta em ampliar o acesso à informação e à proteção social.

“Nosso papel é estar presente onde a população mais precisa”, reforça a secretária da Mulher, Giselle Ferreira. “Estamos levando informação, escuta e acolhimento para fortalecer os vínculos comunitários e garantir os direitos das mulheres, das pessoas idosas e das famílias indígenas.”

A escritora e contadora de histórias Nyedja Gennari também participará do evento, promovendo uma reflexão lúdica sobre o uso excessivo de celulares e eletrônicos entre crianças e adultos. Entre as atrações culturais, o coral Levando a Vida – parceiro da SMDF e formado por pessoas com mais de 60 anos de Samambaia e Ceilândia – fará uma apresentação especial. O grupo reúne cerca de 80 integrantes e realiza diversas ações sociais e culturais ao longo do ano, fortalecendo o convívio e o bem-estar da população idosa.

 

O evento contará ainda com serviços gratuitos de beleza e bem-estar oferecidos pelo Instituto Divas, como massoterapia, corte de cabelo feminino e design de sobrancelhas. Haverá também barbearia, orientações jurídicas das defensorias públicas da União e do DF, e odontológicas, além da distribuição de kits de higiene bucal pela Universidade Católica de Brasília (UCB).

Para as crianças, a programação inclui pula-pula, futebol e distribuição de brindes. A Novacap participará com a doação de mudas de plantas ornamentais ao público. Todas as atividades seguem até as 13h, tendo como focos inclusão social, valorização cultural e fortalecimento das políticas públicas voltadas para mulheres, povos tradicionais e idosos do Distrito Federal.

Homenagem aos povos indígenas

Data: sábado (5), das 9h às 13h
Local: Reserva Indígena Noroeste
Programação
→ 9h – Abertura com canto ritual de boas-vindas e danças típicas
→ 10h – Abertura oficial, com autoridades
→ 10h30 – Apresentação do coral Levando a Vida
→ 10h40 – Coffee break
→ 11h – Atendimentos e serviços
→ 12h30 – Palestra e contação de história
→ 13h – Encerramento com ritual de despedida.
Todas as atividades são gratuitas e abertas ao público.

*Com informações da Secretaria da Mulher

Fontes: Agencia brasilia

Continue Lendo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS