O Instituto Brasília Ambiental promove quinta (31) e sexta-feiras (1º/8) a 2ª Conferência Distrital de Unidades de Conservação (CDUC). O evento, que este ano celebra os 15 anos do Sistema Distrital de Unidades de Conservação (SDUC), vai reunir servidores, ambientalistas, estudantes, gestores, pesquisadores e demais representantes da sociedade civil para dialogar sobre as conquistas, desafios e perspectivas de atuação na proteção e na posse das áreas protegidas do Distrito Federal. A 2ª CDUC será quinta-feira, no auditório da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) e, na sexta, no Centro de Desenvolvimento Sustentável da Universidade de Brasília (CDS/UnB).
O evento contará com mesas redondas, palestras, sessões de conversa e exposição de painéis. Também fazem parte da programação, cinco oficinas temáticas desenvolvidas em parceria com o Projeto Avaliação e Fortalecimento do Sistema de Unidades de Conservação Distrital e Estudo de Parcerias Público-Privadas e Público-Comunitárias, do CDS/UnB.
“O Sistema Distrital de UCs mostra que gestão participativa e conhecimento técnico são pilares para conservar nossos recursos naturais e ampliar o acesso público a esses espaços”, comenta a vice-governadora do DF, Celina Leão.
Para o presidente do Instituto Brasília Ambiental, Rôney Nemer, a 2ª CDUC “é uma oportunidade única de construir redes de colaboração, trocar experiências e pensar em soluções que garantam proteção e uso sustentável das áreas protegidas.”
A Conferência Distrital de Unidades de Conservação foi instituída como parte do Calendário Oficial de Eventos do Brasília Ambiental, por meio da Instrução nº 13/2025 e visa construir um espaço permanente de diálogo sobre as unidades de conservação do Distrito Federal, a fim de fortalecer as redes estratégicas de atuação junto às áreas protegidas. Outro objetivo é fortalecer as ações entre os atores ligados à área socioambiental, oriundos de diversos campos da sociedade civil organizada, do meio científico e da Administração Pública, que envolvam as unidades de conservação do Distrito Federal.
Fonte: Agência Brasília