Termina nesta quinta-feira (31) o prazo para inscrições de novos estudantes na rede pública do Distrito Federal para o ano letivo de 2025. As solicitações devem ser efetivadas no site da Secretaria de Educação (SEEDF) ou pelo telefone 156. Os resultados têm previsão de ser divulgados em 30 de dezembro, no portal da pasta. Já a efetivação das matrículas deve ocorrer entre 6 e 10 de janeiro de 2025.
Os alunos com deficiência, transtorno do espectro autista (TEA), transtornos funcionais específicos ou altas habilidades/superdotação devem ser inscritos de forma presencial nas coordenações regionais de ensino (CREs), dentro do mesmo prazo.
Informações
Durante a inscrição online, é necessário inserir os dados pessoais com exatidão, como o CPF (obrigatório), nome completo (sem abreviaturas ou acentos), data de nascimento, CEP da residência ou trabalho do responsável (obrigatório), período, ano ou série pretendidos pelo candidato em 2025, número de telefone e e-mail. Caso o estudante ainda não possua CPF, a inscrição deve ser feita exclusivamente pelo telefone 156.
O CEP direciona o aluno para uma vaga na escola mais próxima, conforme disponibilidade. Não é possível escolher a unidade no momento da inscrição. Os responsáveis devem estar atentos ao preencher as informações solicitadas e salvá-las. O cadastro será finalizado somente se os dados informados estiverem completos e corretos.
A consulta do resultado é de inteira responsabilidade do candidato ou do responsável. A Secretaria de Educação não envia comunicado sobre o resultado das inscrições.
Remanejamento escolar
Para os estudantes que já estão matriculados na rede pública de ensino e que desejam mudar de escola, a solicitação deverá ser realizada diretamente na unidade escolar onde está matriculado. Este remanejamento escolar ocorrerá no período de 4 a 14 de novembro para os alunos do ensino regular.
Para os estudantes que têm deficiência, TEA, transtornos funcionais específicos ou altas habilidades/superdotação, as inscrições para o remanejamento escolar terminam nesta quarta (30), devendo ser feitas diretamente na secretaria da escola.
Estão abertas também as inscrições para a Educação de Jovens e Adultos (EJA), segmento destinado a pessoas que não concluíram o ensino fundamental e/ou o ensino médio na idade regular. Os interessados devem se inscrever até 5 de novembro
Matrículas
O período de efetivação de matrículas está previsto para ocorrer entre 6 a 10 de janeiro de 2025. O estudante (maior de idade) ou o responsável legal deve comparecer à escola na qual foi contemplado, levando os documentos necessários para confirmar a matrícula.
Confira abaixo a relação de documentos necessários (originais e cópias) para efetivar a matrícula na rede pública de ensino do DF:
⇒Documento de identificação do estudante, como Carteira de Identidade/Registro Geral (RG), Certidão de Nascimento ou outro documento oficial com foto;
⇒ CPF do estudante;
⇒ Carteira de Identidade/Registro Geral ou CNH do responsável legal pela matrícula do estudante;
⇒ CPF do responsável legal pela matrícula do estudante;
⇒ Declaração Provisória de Matrícula (Deprov) ou Histórico Escolar;
⇒ Comprovante de residência e/ou do local de trabalho, conforme o endereço indicado no ato da inscrição;
⇒ Duas fotografias 3×4;
⇒ Comprovante de tipagem sanguínea e fator RH, nos termos da lei distrital nº 4.379/2009;
⇒ Carteira de Vacinação, conforme lei nº 6.345/2019;
⇒ Número de Inscrição Social (NIS) do estudante.
Inscrições para a EJA
Estão abertas também as inscrições para a Educação de Jovens e Adultos (EJA), segmento destinado a pessoas que não concluíram o ensino fundamental e/ou o ensino médio na idade regular. Os interessados devem se inscrever até 5 de novembro.
As pessoas interessadas devem fazer o cadastro no site da Secretaria de Educação ou pelo telefone 156, opção 2. No momento da inscrição, o candidato informa o endereço residencial ou do trabalho, para ser alocado na unidade de ensino mais próxima, e também indica se prefere cursar a modalidade presencial ou a distância. Atualmente, a EJA é oferecida em 95 locais de diferentes regiões administrativas.
O resultado será divulgado em 31 de dezembro. Depois, os selecionados deverão efetivar a matrícula presencialmente, no período de 6 a 10 de janeiro de 2025. É preciso levar identidade, CPF, duas fotos 3×4, comprovante de residência e, no caso de estudantes menores de idade, identidade e CPF do responsável.
Fonte: Agência Brasília