A Secretaria de Estado de Educação (SEEDF), por meio da Subsecretaria de Educação Inclusiva e Integral (Subin), desenvolveu o “Guia de Valorização da Vida”, um documento que busca incentivar reflexões e ações preventivas relacionadas à saúde mental no ambiente escolar. Disponível para download no site da Secretaria, o guia aborda temas críticos, como bullying, automutilação e suicídio nas escolas, reconhecendo a importância de abordar esses assuntos de maneira aberta e proativa.
Além disso, haverá uma versão impressa do “Guia de Valorização da Vida”, que será distribuída nas escolas do Distrito Federal. O objetivo é sensibilizar e capacitar todos os profissionais da Educação para lidar profissional e acolhedoramente com essas temáticas. Essa iniciativa representa um avanço significativo no cuidado com a saúde mental dos estudantes, famílias e equipes escolares, contribuindo para a criação de ambientes educacionais mais seguros e acolhedores.
O documento enfatiza a escola como um “espaço privilegiado da diversidade da constituição humana” e reconhece a necessidade de novas reflexões sobre o papel dos profissionais da Educação diante das dinâmicas sociais contemporâneas. Destaca também a importância de envolver toda a comunidade escolar, incluindo a equipe gestora, equipe pedagógica, professores, pedagogos, psicólogos, orientadores educacionais, secretários escolares, porteiros e merendeiros, além das próprias famílias. Além disso, ressalta a importância do trabalho articulado com a rede de apoio externo à escola, como órgãos de saúde, assistência social, segurança pública, entre outros.
O Guia tem como objetivo principal promover um debate que vá além de uma abordagem punitiva. Patrícia Souza Melo, diretora de Serviços de Apoio à Aprendizagem, Direitos Humanos e Diversidade da SEEDF, destaca a importância de refletir sobre formas de agir preventivamente no cotidiano escolar, alinhando ações que contribuam para a formação e o desenvolvimento integral dos estudantes, famílias e profissionais da educação.
“É nas relações sociais entre todos do contexto escolar, no exercício do nosso cotidiano, que podemos promover mudanças e processos de conscientização. Considerando a complexidade da vida, a forma como nos relacionamos, sentimos, reagimos e pensamos é pautada em nossas práticas sociais”, enfatiza.
O guia aborda o bullying, suicídio e automutilação a partir de uma análise histórica e cultural, considerando esses fenômenos como construtos não estáticos da sociedade. O intuito é oferecer uma visão ampla desses desafios e discutir como preveni-los por meio de mediações pedagógicas.
O “Guia de Valorização da Vida” se junta a outras publicações da Secretaria de Educação do DF, como o Caderno Orientador Convivência Escolar e Cultura de Paz e o Guia de Prevenção e Enfrentamento à Violência contra Meninas e Mulheres. O objetivo é refletir sobre a importância da convivência escolar e da construção de uma cultura de paz, considerando a escola como espaço de respeito à diversidade e às práticas inclusivas, fortalecendo a escuta, o diálogo e o protagonismo estudantil.
*Com Informações da SEEDF