Com uma queda de 23% nas ocorrências criminais, o Protocolo de Operações Integradas (POI) assegurou um Carnaval tranquilo e livre de incidentes fatais para os foliões do Distrito Federal. As discussões preparatórias começaram em outubro do ano anterior, sob a coordenação da Secretaria de Segurança Pública do DF (SSP-DF), com a participação de representantes das forças de segurança, órgãos pertinentes e membros dos blocos carnavalescos.
“Ao analisarmos os números, podemos afirmar que o Carnaval de 2024 foi um sucesso. A população celebrou com respeito e segurança, e registramos uma diminuição significativa nos incidentes. Graças às campanhas eficazes e à presença das tropas nas ruas, conseguimos garantir a proteção do público em todos os dias de festa. Além disso, respondemos prontamente às chuvas e mantivemos nossos esforços de combate à dengue ativos. Que esta celebração sirva de modelo para os próximos anos”, comemorou a vice-governadora Celina Leão.
O secretário de Segurança Pública do DF, Sandro Avelar, enfatizou: “Com cooperação mútua e coordenação entre os envolvidos, o Carnaval transcorreu com segurança e respeito. Estivemos atentos a todos os detalhes, visando garantir uma festa segura e pacífica para os milhares de foliões em Brasília e nas regiões administrativas. Além do reforço policial e da atuação das forças de segurança, utilizamos recursos como videomonitoramento e drones, que acompanharam os blocos, ampliando nossa capacidade operacional.”
Das 364 ocorrências registradas entre sexta-feira (9) e terça-feira (13), 67% correspondem a furtos de celulares, em comparação com os 473 registros do Carnaval do ano anterior. As demais ocorrências englobaram crimes contra o patrimônio, incluindo furto de veículos, receptação, furto e roubo a pedestres, além de estelionato e crimes relacionados à dengue. Houve uma tentativa de homicídio por volta das 4h de segunda-feira (12), após o término de um evento próximo a uma distribuidora de bebidas, na Estrutural. A vítima foi socorrida pelos bombeiros e levada ao Hospital de Base de Brasília.
“É importante destacar que, em comparação com o mesmo período da semana anterior, observamos uma redução de 83% na criminalidade geral durante os quatro dias de Carnaval. Isso reflete o resultado do trabalho intensificado das forças de segurança durante este período”, observou Avelar.
Respeito à Mulher no Carnaval Foi registrada apenas uma ocorrência de importunação sexual durante o Carnaval, sem outros casos de crimes contra as mulheres, como assédio ou estupro. Ações e campanhas de conscientização contribuíram para este resultado.

Campanhas Preventivas A SSP-DF e as forças de segurança intensificaram orientações e dicas de segurança durante o Carnaval por meio das redes sociais, visando conscientizar sobre temas como respeito à diversidade, combate à violência contra a mulher, prevenção criminal e segurança no trânsito.
“Destacamos orientações relevantes durante todo o ano, com foco no Carnaval, para alcançar o maior público possível, o que se mostrou eficaz diante da redução nos índices criminais em comparação ao ano anterior. Até os blocos que estavam sob nossa vigilância seguiram pacificamente”, explicou o secretário Executivo de Segurança Pública, Alexandre Patury.
A Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) reforçou o policiamento nos eventos realizados no Plano Piloto e nas demais regiões administrativas. Foram realizadas revistas nas proximidades dos blocos, resultando na apreensão de dez armas brancas e na lavratura de 32 Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCOs) por posse de entorpecentes.
“Bem-sucedido foi o papel desempenhado pela PMDF neste Carnaval. Aprimoramos nossas estratégias, realizando linhas de revista sucessivas, retirando de circulação armas e objetos que poderiam ser usados para atividades ilícitas. Agradecemos a todos os policiais militares pelo empenho diário e aos foliões, que colaboraram com as ações policiais”, destacou o porta-voz da PMDF, major Raphael Broocke.

O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) promoveu ações preventivas durante o Carnaval, visando garantir a segurança viária e a fluidez do tráfego. Foram realizadas abordagens e testes de etilômetro, resultando em autuações por alcoolemia e flagrantes de motoristas sem habilitação.
O Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) realizou ações de prevenção de incêndios e contou com equipes especializadas em atendimento pré-hospitalar para uma resposta rápida em casos de emergência. Foram registrados 95 atendimentos durante o Carnaval, a maioria relacionada a alcoolemia.
A DF Legal realizou fiscalizações a ambulantes e estabelecimentos durante o Carnaval, resultando em interdições e apreensões de mercadorias irregulares. Equipes estavam presentes em pontos estratégicos para garantir a segurança dos foliões.
“Com nossas equipes estrategicamente distribuídas e o apoio dos demais órgãos envolvidos, conseguimos realizar um excelente trabalho, visando preservar a integridade física dos foliões”, concluiu a subsecretária de Fiscalização de Atividades Econômicas, Mireille Carvalho.
Fonte: SECRETARIA DE ESTADO DE SEGURANÇA PÚBLICA