A Seleção Brasileira Feminina de Futsal foi anunciada na sexta-feira (12/7) para participar da segunda edição do Torneio de Xanxerê, que acontecerá entre os dias 6 e 11 de agosto, em Xanxerê, Santa Catarina. Este evento é organizado através de uma parceria entre o Ministério do Esporte e a prefeitura local.
Além da equipe brasileira, as seleções da Argentina, Marrocos e Paraguai também participarão do torneio. Xanxerê, com uma população de 50 mil habitantes, foi escolhida por sua forte ligação com o futsal feminino, sendo a casa de equipes tradicionais como Leoa da Serra e Chapecoense.
Na edição inaugural do Torneio de Xanxerê, em maio de 2023, o Brasil conquistou o título ao derrotar o Paraguai por 2 a 0 na final. Durante o torneio, a seleção brasileira também venceu as equipes da Bolívia, Bélgica e Venezuela.
Em 2019, a arena, que foi reconstruída após ser devastada por um tornado em 2014, sediou o 1º Grand Prix de Futsal Feminino. Participaram dessa competição os times do Chile, Paraguai e Argentina, com o Brasil levando o troféu. Xanxerê é reconhecida pela sua capacidade de receber eventos esportivos internacionais com qualidade.
As atletas convocadas são:
Goleiras
- Bianca – Stein Cascavel (BRA)
- Sara – Ourense CF (ESP)
Fixas
- Taty – Montesilvano (ITA)
- Diana – Bitonto (ITA)
- Camila – Stein Cascavel (BRA)
Alas
- Amandinha – Torreblanca (ESP)
- Vanin – Female (BRA)
- Bia – Torreblanca (ESP)
- Emilly – Burela (ESP)
- Nati – Female (BRA)
- Luana – Stein Cascavel (BRA)
Pivôs
- Natalinha – Taboão Magnus (BRA)
- Luciléia – Bitonto (ITA)
- Ana Luiza – Torreblanca (ESP)
A Comissão Técnica é formada por Wilson Sabóia (técnico), Márcio Coelho (auxiliar técnico), Alê Politzer (preparador de goleiras), Marilia Sales (preparadora física), Renato Moterani (fisioterapeuta), Alemão (fisioterapeuta), Yhasmin Redondo (médica), Allan Peloggia (analista de desempenho), Sandra Sampaio (administrativo) e Gisele Fernandes (supervisora).
Fonte: Agência Gov