A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF), em parceria com o Grupo Brasileiro de Tumores Ginecológicos (Grupo EVA), promoveu, neste domingo (14), uma caminhada voltada para a conscientização sobre os riscos dos tumores ginecológicos e a importância da prevenção. A iniciativa reuniu médicos, pacientes, servidores públicos e moradores do DF em uma manhã de mobilização pela saúde no Parque da Cidade.
Para o coordenador de prevenção e controle do Câncer da SES-DF, Gustavo Ribas, a ação reforça a necessidade da prevenção e do cuidado. ” A parceria com o grupo fortalece uma das missões do SUS [Sistema Único de Saúde] de levar informação, cuidado e prevenção à população. A vacinação contra o HPV é essencial para reduzir os casos de tumores ginecológicos e é um dos pilares dessa luta”, afirmou.

Além da caminhada, a comunidade teve acesso a diversos serviços gratuitos oferecidos pela SES-DF. Uma equipe da Secretaria de Saúde ficou disponível durante todo o dia para aferir pressão arterial e glicemia e foram disponibilizadas vacinas contra o HPV (Papilomavírus Humano) e de todo o calendário vacinal.
Histórias de superação
A professora Silvânia Pimenta, 40, descobriu, por acaso, um câncer na bexiga e no útero, após acreditar que sofria apenas de anemia. Hoje, após cirurgias complexas realizadas no Hospital Regional de Taguatinga (HRT), celebra a recuperação. “Pensei que iria apenas tomar ferro na veia, mas acabei descobrindo que tinha câncer. Foram meses de internação e cirurgias, mas graças ao apoio dos médicos da Secretaria de Saúde, estou limpa, sem câncer”, conta.

Ela também explica como a atividade física ajudou em sua cura. “A corrida se tornou meu remédio, eu digo que ela salva vidas, corro desde então pra ficar saudável. Não quero ter mais doença nenhuma”, afirma, esperançosa.
Outra participante, Maria Francisca Pereira Ramos, 56, concluiu neste ano o tratamento contra um câncer de reto. Além de caminhar, ela aproveitou o evento para se vacinar contra Influenza e Covid-19. “Terminei meu tratamento pelo SUS aqui no DF em maio e hoje estou aqui, firme, me vacinando e apoiando essa causa”, disse.

Entre os apoiadores estavam servidoras públicas como Patrícia Silva e Débora Gusmão. Débora reafirmou a necessidade de buscar conhecimento para estimular o cuidado preventivo. “Muitas mulheres deixam de se cuidar por falta de informação. Ações como esta fazem toda a diferença”, relata.
A oncologista do Grupo EVA Daniela Assad, lembra que a conscientização é o melhor caminho para diminuir a incidência da doença. “Conscientizar hoje é investir em um futuro com menos doenças. A vacina contra o HPV é uma aliada fundamental para que possamos sonhar com uma geração livre do câncer do colo do útero”, explica.
Setembro em Flor
A caminhada faz parte da campanha Setembro em Flor, realizada pela Secretaria de Saúde do Distrito Federal. A iniciativa alerta para os cânceres que atingem colo do útero, endométrio, ovários, vagina e vulva. Além das atividades educativas, a campanha incentiva exames preventivos e reforça a vacinação contra o HPV em crianças e adolescentes.
Atualmente, a imunização é indicada para meninas e meninos entre 9 e 19 anos. “Quando aplicada antes do início da vida sexual, a vacina oferece maior proteção contra o HPV. Essa é uma medida que salva vidas e previne diversos tipos de cânceres”, concluiu Gustavo Ribas.
Fonte: Agência Saúde