NotíciasSubsecretaria de Proteção à Mulher consolida avanços no enfrentamento à violência doméstica...

Subsecretaria de Proteção à Mulher consolida avanços no enfrentamento à violência doméstica em 2025

Subsecretaria de Proteção à Mulher atende mais de 1.700 mulheres vítimas de violência em 2025

Em 2025, a Subsecretaria de Proteção à Mulher (SUBPROTM), da Secretaria da Mulher do Distrito Federal (SMDF), consolidou grandes avanços no enfrentamento à violência doméstica e no fortalecimento de políticas públicas para as mulheres. Ao longo do ano, foram 1.719 atendimentos às mulheres vítimas de violência, nos Comitês de Proteção à Mulher. Esse número reflete o esforço em promover o acolhimento e a proteção de mulheres em situação de vulnerabilidade.

Os Comitês oferecem suporte e intervenção em situações críticas, representando um símbolo de esperança e segurança para as mulheres. Os locais são responsáveis por identificar e notificar ameaças aos direitos das mulheres, agindo rapidamente para proteger sua integridade física e psicológica.

Estão em funcionamento as unidades de Itapoã, Ceilândia, Lago Norte, Estrutural e Santa Maria, localizados nas sedes das administrações regionais. A unidade de Águas Claras funciona na Biblioteca Pública da cidade e o Comitê de Proteção à Mulher está localizado na Feira de Sobradinho. Todos os comitês contam com profissionais capacitados para atender às mulheres, familiares e pessoas dispostas a denunciar situações de violência doméstica.

Segundo a vice-governadora Celina Leão, o Comitê de Proteção à Mulher recebe denúncias e pedidos de ajuda de mulheres vítimas de violência de qualquer tipo, como física, psicológica, sexual, patrimonial ou moral. “Qualquer pessoa que tenha conhecimento de uma violação dos direitos das mulheres é incentivada a entrar em contato, incluindo familiares, amigos, vizinhos ou qualquer cidadão preocupado com o bem-estar das mulheres na comunidade”, alertou.

O acompanhamento é realizado de forma articulada com a rede de proteção. Após o registro do boletim de ocorrência e eventual solicitação de medida protetiva, a vítima pode ser encaminhada aos equipamentos da SMDF para acolhimento e atendimento psicossocial. Esse acompanhamento inclui a elaboração de um plano individual, visitas periódicas, encaminhamento para programas de apoio e monitoramento constante da situação, sempre respeitando a privacidade e a segurança da mulher.

Reafirmando o compromisso do Governo do Distrito Federal em executar políticas públicas efetivas para o público feminino, a secretária da Mulher, Giselle Ferreira, destaca que 2025 foi um ano com grandes conquistas. “Para 2026, a perspectiva é ampliar essa atuação, fortalecer ainda mais os comitês, investir em formação e garantir que essa rede de proteção seja cada vez mais acessível, contínua e presente na vida das mulheres”, destaca.

Mais informação, valorização e prevenção para mulheres

Com foco na valorização das mulheres, a Subsecretaria de Proteção à Mulher realizou muitas ações importantes no combate à violência doméstica e familiar. Uma das iniciativas foi o programa “Empodere-se Mulher”, com o objetivo de levar informação, conscientização, prevenção e serviços à população. O projeto teve sete edições e aconteceu na rodoviária do Plano Piloto, Aeroporto, Santa Maria e Águas Claras, regiões que concentram um grande fluxo diário de pessoas.

Em parceria com o Serviço Social da Indústria da Construção (Seconci-DF), foi oferecido atendimento psicossocial, serviços de beleza, exames oftalmológicos, sorteios de brindes, entre outras atividades.

“Em 2025, nosso trabalho foi fortemente voltado ao fortalecimento dos Comitês de Proteção à Mulher como uma política pública que acontece de verdade no território, próxima das mulheres e da realidade de cada região. Avançamos na prevenção, na informação e na articulação da rede, compreendendo que proteger também é escutar, orientar e chegar antes da violência”, disse a subsecretária de Proteção à Mulher, Luana Maia.

Outra ação de acolhimento foi o Desfile Kids, que reforçou laços familiares e promoveu autoestima na Estrutural, para celebrar o Mês das Crianças. O evento, organizado pelo Comitê de Proteção à Mulher, em parceria com a administração regional da cidade, levou ao local um ambiente de amor e convivência, unindo moda, afeto e autoestima.

Durante o evento, mães e filhos dividiram a passarela em um momento simbólico de conexão e carinho. Essas inciativas realizadas pelos comitês têm papel estratégico na prevenção, através de campanhas, conversas e eventos de conscientização nas cidades.

No incentivo ao esporte, teve a corrida exclusiva para mulheres “Circuito Brasiliense Mulher”, que tomou as ruas do DF com muita energia, coragem e união. Foram duas edições, no Eixo Monumental e Parque Urbano Bosque do Sudoeste com mais de 15.000 participantes.

A Secretaria da Mulher marcou presença com stands de atendimento, orientações sobre direitos e muita informação para quem acredita em um DF livre da violência contra mulheres e meninas.

Continue Lendo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS