Programação inclui debates sobre tecnologia, cooperativismo, além de levar entretenimento à comunidade
O núcleo rural Taquara, em Planaltina, recebe a partir desta terça-feira (9) a Semana do Pimentão 2025, evento que reúne produtores, técnicos, pesquisadores e comunidade em torno da cultura do pimentão. Mais do que um evento técnico, a programação, que vai até 14 de setembro, reúne tecnologia, cooperativismo, culinária e lazer, com atividades como cavalgada, torneio de futebol e shows musicais.
Durante o evento, serão debatidos temas como nutrição de plantas, manejo sustentável, mercado e novas tecnologias aplicadas à cadeia produtiva, hortaliça de grande importância socioeconômica para a região. Outras atividades e culturas também contemplarão diferentes públicos e cadeias produtivas.
“Esse ano vamos trazer palestras fora da temática de olericultura, como avicultura de postura e manejo de trigo no Cerrado, abrangendo também produtores de grãos e pecuária dentro da Semana do Pimentão”, explica a gerente do escritório da Emater-DF em Taquara, Muriel Guedes.
Segundo ela, o evento vai além da parte técnica e reforça o sentimento de pertencimento da comunidade rural. “A Semana do Pimentão é um momento de atualização e confraternização para produtores. O intuito é trazer mais informações, mas também celebrar a importância do pimentão para a nossa região. A cada edição, novos temas são incorporados para atender diferentes perfis de agricultores”, destaca.
Além do conhecimento técnico, a programação contará com apresentações culturais, exposição de produtos e espaços de valorização do turismo rural. Outro destaque é o concurso de receitas com pimentão, que evidencia a versatilidade da hortaliça e aproxima produtores e consumidores, estimulando ainda mais o seu consumo.
*Com informações da Emater-DF