BrasilTransporte gratuito a pacientes de hemodiálise está em fase de implementação

Transporte gratuito a pacientes de hemodiálise está em fase de implementação

Governador Ibaneis Rocha elogiou caráter social do programa DF Acessível – TCB Hemodiálise, que transportará pacientes de suas residências para hospitais para fazer o tratamento

O Governo do Distrito Federal (GDF) trabalha na implementação do DF Acessível – TCB Hemodiálise, programa de transporte público e gratuito destinado a pacientes com doença renal crônica (DRC) para a realização de terapia renal substitutiva (TRS) no Complexo Regulador em Saúde ou em redes conveniadas.

O projeto foi elogiado e destacado pelo governador Ibaneis Rocha durante agenda de entrega de ônibus escolares na manhã desta quarta-feira (18). Ele reforçou o trabalho de resgate da Sociedade Transportes Coletivos Brasília (TCB) e de dar um caráter social para a empresa, que, além de atender a educação com transporte de alunos, tem sob seu guarda-chuva o DF Acessível, programa de transporte de pessoas com deficiência e com mobilidade reduzida severa para consultas e terapias na ida e na volta para casa.

O projeto DF Acessível foi elogiado e destacado pelo governador Ibaneis Rocha durante agenda na manhã desta quarta-feira (18) | Foto: Matheus H. Souza/Agência Brasília

“Passamos a fazer vários programas de atendimento à comunidade, como o DF Acessível. Agora, nós vamos entrar com um novo projeto, que é o de hemodiálise, onde vamos passar na residência das pessoas que precisam fazer o tratamento de hemodiálise e levar até o ponto onde vai ser feito o tratamento. Esse é um projeto lindíssimo que nós vamos investir para quem mais precisa”, disse o governador.

O Transporte Público Complementar para Tratamento de Hemodiálise (STPCTH) foi criado para transportar pacientes com doença renal crônica até unidades de terapia renal substitutiva no DF por meio dos veículos da TCB que estão em fase de aquisição. O serviço foi anunciado em julho deste ano. O DF Acessível – TCB Hemodiálise será operado pela TCB em colaboração com a Secretaria de Saúde.

Os pacientes que residem no DF poderão utilizar o transporte, que deve ter origem, destino e trajeto dentro da capital. Aqueles com deficiência de mobilidade precisam ter cadeira de rodas própria e compatível com as normas ABNT. Caso o DF Acessível – TCB Hemodiálise não possa atender algum paciente, a Secretaria de Saúde assumirá o transporte.

Fonte: Agencia Brasilia

Continue Lendo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS