O futuro da televisão aberta no Brasil chegou. O ministro das Comunicações, Juscelino Filho, anunciou nesta quarta-feira (3/4) que a TV 3.0 estará pronta para transmissão em 2025, prometendo revolucionar o setor com uma integração completa da televisão com a internet.
Navegação interativa e conteúdos sob demanda
A TV 3.0 deixará de lado o sistema de navegação por números e adotará uma experiência totalmente interativa por meio de aplicativos. Isso permitirá que os canais ofereçam, além da programação ao vivo, conteúdos sob demanda como séries, jogos, programas e muito mais.
“Estamos diante de uma das mais esperadas revoluções do setor, que chega a ser mais significativa do que a passagem do analógico para o digital. É o futuro da TV no Brasil. Na prática, é a integração definitiva entre a televisão aberta e gratuita com a internet. Todas as evoluções de imagem e som vão estar disponíveis na TV aberta para a população. A interatividade, com a internet, que vai ser possível é um instrumento a mais, mas não significa que a população precisa ter internet para ter acesso à TV 3.0”, disse Juscelino.
Qualidade de imagem e som aprimoradas
A qualidade da imagem na TV 3.0 será no mínimo quatro vezes superior à da TV Digital Full HD atual. O novo padrão permitirá transmissões em 4K, ou até mesmo 8K caso o conteúdo seja assistido pela internet. Isso significa que a imagem terá mais informações por espaço, melhorando a cor, a nitidez e o contraste, com tecnologias de HDR (High Dynamic Range).
O som também será aprimorado, com a tecnologia de som imersivo, que proporcionará ao telespectador a sensação de estar dentro do ambiente que está sendo assistido. Será possível, por exemplo, escolher entre ouvir apenas o microfone do cantor com a banda ou destacar o som da plateia.
Personalização e segmentação de conteúdos
A TV 3.0 permitirá que os telespectadores personalizem os temas e as propagandas disponíveis nos seus canais, com o objetivo de melhorar a experiência individual.
Novas oportunidades para as emissoras
A TV 3.0 abre novas possibilidades de geração de receitas para as emissoras, como a publicidade interativa, na qual os telespectadores podem interagir com os anúncios exibidos na tela. Também será possível integrar o comércio eletrônico com as imagens exibidas, fazendo compras diretamente da tela da TV.
A “TV do Futuro” terá espaço para parcerias e patrocínios com marcas e empresas, além da produção de conteúdo exclusivo para atrair telespectadores dispostos a pagar por uma experiência diferenciada.
Histórico e próximos passos
Em abril de 2023, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou o decreto que garante a disponibilidade de radiofrequências para a implantação da TV 3.0. O Ministério das Comunicações criou o Grupo de Trabalho da TV 3.0 (GT TV 3.0) para propor um padrão tecnológico para a nova geração de TV digital no país.
O Fórum do SBTVD está em fase final de teste das tecnologias de transmissão do padrão proposto da TV 3.0. Após a conclusão dos testes, até dezembro de 2024, o GT TV 3.0 deverá avaliar os resultados e encaminhar a recomendação para adoção do padrão tecnológico.
A TV 3.0 representa um salto significativo na qualidade e no acesso à televisão aberta no Brasil. Prepare-se para uma experiência mais rica, interativa e conectada.
Por: Ministério das Comunicações (MCom)