Este domingo (24) é o último dia de inscrições na I Conferência Distrital de Segurança Pública (Confedisp). Promovido pela Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP-DF), o evento ocorre entre 26 e 28 de novembro, no ParlaMundi LBV – Centro de Convenções, com o objetivo de estabelecer as bases para políticas de segurança pública no DF para os próximos anos.
As inscrições são gratuitas e abertas para representantes da sociedade civil, órgãos públicos, forças de segurança e entidades de classe. Interessados podem acessar este link para garantir a participação.
“É uma oportunidade para que a população conheça o que vem sendo feito e participe da formulação de políticas que respeitem as peculiaridades de cada região administrativa”
Sandro Avelar, secretário de Segurança Pública
Além de ser um espaço para o debate de ideias, a conferência visa promover a integração entre governo e sociedade, fortalecendo ações de prevenção à violência, promoção dos direitos humanos e ampliação da sensação de segurança.
De acordo com o secretário de Segurança Pública, Sandro Avelar, o DF é a primeira unidade federativa a realizar um evento deste porte, reforçando a importância da participação popular nas decisões sobre segurança pública.
“É uma oportunidade para que a população conheça o que vem sendo feito e participe da formulação de políticas que respeitem as peculiaridades de cada região administrativa. Nosso objetivo é construir um Distrito Federal mais seguro, onde cada cidadão se sinta parte dessa transformação”, afirmou Avelar.
Integração e debate de boas práticas
A Confedisp integra o eixo Cidadão Mais Seguro, do programa DF Mais Seguro – Segurança Integral, iniciativa da SSP-DF que busca reduzir a criminalidade de forma sustentável, promover os direitos humanos e melhorar as condições sociais no DF.
A conferência também será um espaço para a troca de boas práticas, com foco em políticas de prevenção, enfrentamento à criminalidade e atendimento humanizado pelas forças de segurança.
“Esse empoderamento dado aos Consegs é fundamental. A participação ativa da comunidade nos debates ajuda a formular políticas públicas mais abrangentes e eficazes. Só assim conseguimos construir um DF mais seguro para todos”
Valério Cristiano dos Santos, presidente do Conseg da Estrutural
Participação comunitária em destaque
A presidente do Conselho Comunitário de Segurança (Conseg) Rural de Brazlândia, Socorro Miranda, de 76 anos, enfatiza a relevância de levar demandas locais para o debate. Entre os principais temas que pretende abordar, estão melhorias na infraestrutura, iluminação pública e acesso à internet nas áreas rurais.
“Quem vive na ponta precisa ser ouvido. Essa conferência nos dá voz para que nossas demandas possam ser transformadas em políticas públicas. É um momento de unir comunidade e governo em busca de soluções”, destacou Miranda, que lidera o Conseg desde o início do ano.
Valério Cristiano dos Santos, presidente do Conseg da Estrutural, também reforça a importância do evento. Há seis anos no cargo, ele acredita que a integração entre governo e sociedade é essencial para a construção de soluções duradouras.
“Esse empoderamento dado aos Consegs é fundamental. A participação ativa da comunidade nos debates ajuda a formular políticas públicas mais abrangentes e eficazes. Só assim conseguimos construir um DF mais seguro para todos”, afirmou Valério, que tem trabalhado especialmente na temática da violência contra mulheres.
Preparação regional envolveu todas as RAs
Em outubro, etapas regionais preparatórias foram realizadas para levantar as principais demandas de cada região administrativa. Líderes comunitários, forças de segurança e representantes da SSP-DF participaram de encontros organizados pelas Regiões Integradas de Segurança Pública (Risps).
Os debates abordaram desafios locais e propostas específicas para cidades das Risps Oeste, Leste, Sul e Metropolitana, com participação de moradores de localidades como Ceilândia, Brazlândia, Taguatinga, Planaltina, Paranoá, Gama, Sobradinho e outras.
A primeira etapa aconteceu em 21 de outubro, em Ceilândia, e reuniu representantes da Risp Oeste. Os encontros seguiram em outras regiões, consolidando um panorama das prioridades e necessidades de cada localidade.
Programação completa – 2ª etapa Confedisp
26 de novembro
→ 8h45: Solenidade de Abertura
→ 9h30: Palestra “Segurança Integral e Integralidade”
→ 11h: Palestra “O Plano Distrital de Segurança Pública no contexto da I Confedisp”
→ 14h: Mesa de Integração sobre Políticas de Segurança Pública
→ 17h: Palestra aos delegados sobre “Metodologia da Conferência” (restrito)
27 de novembro
→ 9h: Painel 1 – Cidade Mais Segura: Gestão Participativa e Segurança na Cidade
→ 10h30: Painel 2 – Escola Mais Segura: Gestão Compartilhada e Segurança nas Escolas
→ 14h: Painel 3 – Cidadão Mais Seguro: Direitos Humanos na Prática da Segurança Pública
→ 15h30: Painel 4 – Servidor Mais Seguro: Qualidade de Vida no Trabalho e Impactos Sociais
28 de novembro
→ 9h: Painel 5 – Campo Mais Seguro: Tecnologia na Prevenção de Crimes em Áreas Rurais
→ 10h30: Painel 6 – Mulher Mais Segura: Ações para Proteção e Defesa da Mulher
→ 12h: Solenidade de encerramento.
Fonte: Agência Brasília.