Distrito FederalUnDF lança edital para mestrado acadêmico em Ciências da Saúde com 22...

UnDF lança edital para mestrado acadêmico em Ciências da Saúde com 22 vagas

A Universidade do Distrito Federal Professor Jorge Amaury Maia Nunes (UnDF) lançou, nesta terça-feira (23), edital de seleção para o curso de mestrado acadêmico em ciências da saúde, no âmbito do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências da Saúde da Escola Superior de Ciências da Saúde (ESCS). Ao todo, foram disponibilizadas 22 vagas distribuídas em duas áreas de concentração: Atenção à Saúde; e Política, Gestão e Educação em Saúde. Confira as linhas de pesquisa.

Profissionais com graduação na área da saúde poderão fazer a inscrição on-line no período de 1º a 6 de outubro no site da UnDF.  A previsão é de que o resultado final do processo seletivo ocorra em quatro de novembro. 

“Além de ampliar as oportunidades de formação de mestres, representa um marco relevante na consolidação do processo de integração da ESCS à UnDF. O zelo com que o processo seletivo vem sendo conduzido reflete, sobretudo, a preocupação da ESCS e da UnDF com a melhoria da qualidade do programa, que se destaca por sua extrema importância acadêmica e social”, destacou a pró-reitora substituta da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Maria Veralice Barroso.

Seleção e inscrição

Poderão se candidatar portadores de diploma de curso superior de graduação nas áreas da saúde e áreas afins, emitido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC). São aceitos tanto bacharelados quanto licenciaturas. Para diplomas estrangeiros, será necessária a revalidação no Brasil.

No quadro geral das vagas do processo seletivo, 40% serão destinadas a ações afirmativas: 20% para candidatos autodeclarados pretos e pardos,10% para indígenas e quilombolas e 10% para pessoas com deficiência (PCD) e pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

A seleção será dividida em quatro etapas: análise e homologação da inscrição; viabilidade técnica do anteprojeto de pesquisa; avaliação da qualidade do anteprojeto; e análise de pontuação de títulos e produção técnico-científica.

“Nossas linhas de pesquisa abrangem estudos epidemiológicos e clínicos em diferentes áreas” Fábio Ferreira Amorim, coordenador do programa de mestrado da UnDF

O mestrado acadêmico em Ciências da Saúde ESCS/UnDF terá duração mínima de 12 meses e máxima de 30 meses, com início previsto para novembro de 2025. As atividades serão realizadas na UnDF/ESCS/FEPECS ou em unidades da Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal (SES-DF), em turnos diurno e noturno.

Criado em 2017, o Programa de Mestrado da ESCS/UnDF forma profissionais altamente qualificados para atuar no ensino, na pesquisa e na extensão, sempre em sintonia com as necessidades do Sistema Único de Saúde (SUS). “Nossas linhas de pesquisa abrangem estudos epidemiológicos e clínicos em diferentes áreas, incluindo os ciclos da vida, a educação de profissionais de saúde, as vulnerabilidades específicas de grupos populacionais, bem como políticas, planejamento, gestão e avaliação de serviços de saúde”, explicou o coordenador do programa, Fábio Ferreira Amorim.

Segundo ele, o  compromisso é com a excelência acadêmica, a ética, a equidade e a responsabilidade social: “Buscamos formar profissionais e pesquisadores capazes de contribuir para a melhoria da atenção à saúde no Distrito Federal e no Brasil, consolidando o Programa como referência nacional e internacional”.

Fonte: Agência Brasília

Continue Lendo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS