O Governo do Distrito Federal (GDF) montou, nesta quinta-feira (17), uma força-tarefa emergencial para limpeza da via e desobstrução das bocas de lobo nos três viadutos da 102/202 Norte. O objetivo é mitigar os impactos à população, depois das fortes chuvas que atingiram o DF na quarta-feira (16).
A ação, que une a Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap), o GDF Presente e a Administração do Plano Piloto, conta com o trabalho de 30 pessoas. Segundo o coordenador do Polo Central 3 do GDF Presente, Alexandro César, as tempestades arrastaram terra e folhagens para as bocas de lobo, o que causou a obstrução.
“A Novacap enviou os caminhões de sucção, que são caminhões hidrojato com capacidade de puxar tudo o que tem na boca de lobo, terra, lama… Ele está fazendo toda essa limpeza, retirando a terra, e nós estamos rastelando toda a grama para não descer mais nada”, explicou.
Ainda conforme o coordenador, quatro caminhões carregados de terra e inservíveis — como galhos e folhas — foram retirados do local. Por ora, o trânsito na região está interrompido, o que é feito por equipes do Departamento de Trânsito (Detran-DF).
“Nossas equipes estão na rua constantemente para serviços diários de rotina, porém sempre prontas para atender demandas emergenciais”, destacou o presidente da Novacap, Fernando Leite.
Entre terça e quarta-feira, a estação do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) no Plano Piloto registrou um acumulado de 67,7 mm de chuva. Nesta quinta, o DF segue sob alerta de perigo potencial para chuvas intensas, com chance de precipitações de até 50 mm por dia e ventos que podem chegar a 60 km/h.
A limpeza das bocas de lobo é parte da rotina de serviços apontada pelo presidente da Novacap. De janeiro até esta semana, mais de 77 mil toneladas de entulho foram retiradas desses equipamentos. As equipes limparam mais de 540 quilômetros de rede de drenagem e 22 mil bocas de lobo, com auxílio de videomonitoramento robotizado e hidrojateamento.
O uso dos caminhões adaptados e robôs contou com investimentos de quase R$ 45 milhões, recursos anunciados pelo governador Ibaneis Rocha no início do ano, com objetivo de reforçar as ações de desobstrução das redes de drenagem da capital.
*Com informações da Agência Brasília