NotíciasVigilância Ambiental: Desafios e Ações no Combate à Dengue no Distrito Federal

Vigilância Ambiental: Desafios e Ações no Combate à Dengue no Distrito Federal

A rotina dos profissionais dedicados ao cuidado da população é intensa, especialmente para os agentes da Vigilância Ambiental que enfrentam diversas dificuldades no combate à dengue. Diariamente, percorrem mais de 5 km, visitando cerca de 25 residências com o objetivo crucial de eliminar os focos do mosquito Aedes aegypti. A participação ativa da população é fundamental para o sucesso dessas ações.

Suely Duarte, chefe do Núcleo de Vigilância Ambiental de Santa Maria, destaca a importância da colaboração dos moradores, assegurando que as visitas dos agentes não têm o intuito de multar, mas sim de conscientizar, orientar e eliminar possíveis focos do mosquito. A atuação estratégica dos agentes é intensificada quando há notificação de um caso confirmado de dengue, permitindo a verificação de focos dentro das residências ou na vizinhança.

Karina Raquel Veras, agente da Vigilância Ambiental, ressalta a crença na mudança por meio da educação. A busca ativa por focos de proliferação do mosquito envolve diferentes órgãos do GDF, como a Secretaria de Proteção da Ordem Urbanística (DF Legal), que realiza varreduras para eliminar pontos de descarte irregular e lotes sujos. A ação conjunta também ocorre em outras regiões, como Ceilândia e Riacho Fundo II, onde um pátio com mais de 15 mil pneus foi esvaziado.

Elizabete Cavalcante, aposentada, elogia a ação dos agentes e destaca a importância de manter a atenção para evitar possíveis focos de dengue. O GDF, visando um acolhimento mais eficaz aos pacientes diagnosticados, distribuiu nove tendas de saúde em áreas com maior incidência da doença. Nessas estruturas, uma equipe multidisciplinar oferece amplo atendimento, incluindo testes rápidos, hidratação venosa e medicação.

A rede pública conta com 176 unidades básicas de saúde (UBSs) em todo o Distrito Federal, sendo a porta de entrada para casos suspeitos de dengue. Quem apresentar sintomas leves, como febre alta, dores no corpo e articulações, mal-estar, falta de apetite, cefaleias e possíveis manchas vermelhas pelo corpo, deve procurar uma UBS.

O GDF reforça seu compromisso no combate à dengue, nomeando 75 novos agentes de Vigilância Ambiental em Saúde (Avas) e prevendo a contratação de mais 75 nos próximos dias, com investimentos que ultrapassam R$ 20 milhões.

FONTE: SECRETARIA DE SAÚDE DO DISTRITO FEDERAL

 

Continue Lendo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS