Serviços foram iniciados na Colônia Agrícola Samambaia pela drenagem da Avenida da Misericórdia e construção de nova lagoa de detenção na região
Moradores e comerciantes da Colônia Agrícola Samambaia já podem ver de perto a execução de trabalhos tão aguardados pela comunidade local. Equipes da Secretaria de Obras e Infraestrutura (SODF) atuam com máquinas e operários na instalação de galerias de águas pluviais na Avenida da Misericórdia, bem como na construção de uma lagoa de detenção que vai receber a água das chuvas captada pelas bocas de lobo que serão instaladas na região.
O Lote 2 de Vicente Pires vai receber um investimento de R$ 58,8 milhões em obras de pavimentação, meios-fios, calçadas, sinalização horizontal e vertical, e drenagem.
“Dos 11 lotes, esse é o último de Vicente Pires que ainda carece de obras de infraestrutura”, explica o titular da SODF, Valter Casimiro. “Vamos aproveitar o tempo seco, sem chuva, para acelerar a execução dos serviços e, com isso, avançar bastante na construção das redes de drenagem para que seja possível colocar parte dela em funcionamento antes do próximo período chuvoso”.
Fiscal da Secretaria de Obras, o engenheiro Marcelo Takahashi adianta que as obras na região têm previsão de conclusão em dois anos. “Iniciamos os serviços pelas redes de drenagem, parte mais importante da obra”, ilustra. “Serão construídos mais de 12 km de galerias pluviais. Sem drenagem, nem sequer conseguimos avançar nos demais serviços, como pavimentação e construção de calçadas”.
São 12.630,84 metros lineares de rede de drenagem, 7.858 metros de calçadas com acessibilidade e 83.419,11 m² de pavimentação urbana. Com essas obras, que beneficiam cerca de 29 mil pessoas, já foram gerados 300 empregos.
*Com informações da Secretaria de Obras e Infraestrutura do DF