ColunasCulturaA Festa no Céu: Um espetáculo sobre inclusão e acessibilidade

A Festa no Céu: Um espetáculo sobre inclusão e acessibilidade

A atriz Jarlene Maria, intérprete do Palhaço Alegria, sabe como a arte pode ser transformadora. Cadeirante desde a infância, ela encontrou na arte a forma de se sentir incluída na sociedade. Agora, ela usa sua experiência para levar conhecimento sobre a importância da acessibilidade para crianças, no projeto Acessibilidade no Parque.

Em cartaz com o espetáculo infantil A Festa no Céu, no Parque do Setor Leste, o grupo encerra sua temporada de 12 apresentações nesta sexta-feira (15) com um show para estudantes de turmas do 1º ao 5º ano da rede pública do Distrito Federal (DF).

 “As crianças são a luz do mundo, e se a criança aprender a incluir, ela vai se tornar um adulto inclusivo.”Jarlene Maria, idealizadora do projeto

Inspirado no conto popular homônimo de Câmara Cascudo, o espetáculo infantil conta a história de um sapo que sonha em participar de uma festa no céu, mas não tem asas para chegar até lá. Através de uma linguagem lúdica e divertida, a peça ensina para crianças a importância da inclusão e da acessibilidade, mostrando que todos têm direito a acessar os mesmos espaços.

O projeto Acessibilidade no Parque conta com o apoio do Fundo de Apoio à Cultura do DF (FAC-DF), da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do DF (Secec-DF) e do Governo do Distrito Federal (GDF). Além de oferecer apresentações gratuitas para estudantes da rede pública, o projeto também oferece transporte gratuito para as apresentações e recursos de audiodescrição e tradução em libras, garantindo a inclusão de todos.

“Achei a apresentação muito interessante, porque esse é um tema que às vezes passa despercebido por nós, pais. É importante ensiná-los sobre como as pessoas com deficiência também estão inseridas no mundo”Ana Paula Almeida, mãe de uma das crianças que assistiu ao espetáculo

O impacto do projeto é significativo. As crianças aprendem brincando sobre a importância da inclusão e da acessibilidade, e o projeto inspira outras pessoas com deficiência a buscarem seus sonhos.

Continue Lendo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS