Planaltina se prepara para receber milhares de fiéis para a tradicional Via Sacra do Morro da Capelinha, considerada Patrimônio Cultural Imaterial do DF e um dos maiores eventos religiosos da capital federal. A encenação da morte e ressurreição de Jesus Cristo, que começou no Domingo de Ramos, reúne cerca de 1.400 voluntários e promete emocionar o público.
Mais de cinco décadas de história
Idealizada em 1973 pelo padre Aleixo Susin, a Via Sacra de Planaltina completa 51 anos em 2024. A primeira edição contou com a participação de um grupo de jovens e um jipe com megafone, e, desde então, o evento se tornou um símbolo de fé e tradição para a comunidade local.
Um evento que movimenta a cidade
A Via Sacra de Planaltina não é apenas um evento religioso, mas também um importante atrativo turístico para a cidade. O secretário de Turismo do DF, Cristiano Araújo, destaca a relevância cultural e econômica do evento, que deve gerar R$ 1,6 milhão em investimentos este ano.
Uma devoção que se renova a cada ano
Maria de Lourdes Maciel, 73 anos, é uma das voluntárias mais antigas da Via Sacra. Ela participou da primeira edição e, desde então, dedica seu tempo e talento para ajudar a organizar o evento. “É maravilhoso ajudar a fazer acontecer a peça mais importante de Planaltina”, afirma.
Uma experiência única para os fiéis
Para o coordenador da comunicação do Grupo Via Sacra, Diogo José Pereira, a encenação é uma oportunidade para os fiéis vivenciarem a história de Jesus Cristo de forma profunda e emocionante. “A Via Sacra não distingue o público, não faz nenhuma distinção. Nós estamos ali para evangelizar qualquer pessoa que queira participar”, comenta.
Programação da Via Sacra de Planaltina 2024:
Quinta-feira (28)
- 20h – Encenação da Última Ceia e celebração eucarística – Estacionamento Ginásio de Funções Múltiplas
Sexta-feira (29)
- 14h30 – Celebração da Santa Cruz e encenação da Paixão de Cristo.