BrasilDesafio da alfabetização é maior entre comunidades quilombolas, mostra Censo

Desafio da alfabetização é maior entre comunidades quilombolas, mostra Censo

De acordo com o Censo Demográfico 2022, a taxa de alfabetização entre quilombolas com 15 anos ou mais é de 81,01%, abaixo do índice nacional de 93%. A taxa de analfabetismo para esse grupo é de 18,99%, bem acima da média nacional de 7%. Dentro dos territórios quilombolas, a taxa de alfabetização é ainda menor, 80,25%, com um índice de analfabetismo de 19,75%.

As mulheres quilombolas têm uma taxa de alfabetização superior aos homens (82,89% contra 79,11%). Regionalmente, as maiores taxas de alfabetização quilombola são no Sul, Norte e Centro-Oeste, enquanto as menores estão no Nordeste e Sudeste. A maior diferença regional entre quilombolas e a população geral é no Sudeste, com uma disparidade de 10,76 pontos percentuais.

A alfabetização é menor entre quilombolas idosos, com a maior diferença observada no grupo com 65 anos ou mais. Apesar de melhorias nas últimas décadas, a falta de investimento histórico em educação ainda impacta a alfabetização entre quilombolas.

Esses dados destacam a necessidade de ações específicas para melhorar a educação entre as comunidades quilombolas, tanto dentro quanto fora dos territórios oficialmente delimitados.

Mais informações acesse a Plataforma Geográfica Interativa (PGI), no Panorama do Censo 2022 e no Sidra .

Fonte: Agência Gov

Continue Lendo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS