Distrito FederalGDF anuncia R$ 12 milhões para ampliar regularização da rede elétrica na...

GDF anuncia R$ 12 milhões para ampliar regularização da rede elétrica na 26 de Setembro

Mais de 6 mil famílias da comunidade 26 de Setembro serão contempladas com a segunda etapa da regularização do fornecimento de energia elétrica. O investimento de R$ 12 milhões foi anunciado nesta quinta-feira (25) pela governadora Celina Leão e será executado em parceria com a Neoenergia Brasília, concessionária responsável pelo serviço.

A iniciativa prevê a modernização da infraestrutura elétrica entre as ruas 2 e 6 da região, substituindo ligações clandestinas por uma rede regularizada e dimensionada para atender à demanda da população.

Segundo a governadora, a obra busca solucionar um dos principais problemas enfrentados pelos moradores.

“Esse ato de hoje vai garantir a distribuição de energia elétrica para milhares de pessoas e reforçar uma rede que já existe, mas que hoje é insuficiente. Um dos principais problemas da 26 de Setembro é a queda constante de energia, e essa obra vai resolver essa questão, além de dar mais qualidade às novas habitações”, afirmou Celina Leão.

Nova infraestrutura beneficiará mais de 25 mil moradores

O projeto contempla a instalação de cerca de mil postes, aproximadamente 200 transformadores, novos cabos, medidores individuais e o cadastramento dos consumidores junto à distribuidora.

Com a regularização, os moradores passarão a contar com fornecimento oficial de energia, medição individualizada e cobrança baseada no consumo real.

De acordo com o presidente da Neoenergia Brasília, Frederico Candian, as obras terão duração aproximada de seis meses e beneficiarão mais de 25 mil pessoas entre junho e dezembro.

“A parceria com o GDF permite não apenas a melhoria do fornecimento, mas também o fortalecimento do comércio local, a geração de oportunidades de emprego e mais satisfação para a população, que passa a ter mais dignidade e cidadania. A partir da regularização, essas famílias também poderão contar com comprovante de endereço, o que é um avanço importante para todos”, destacou.

Moradores esperam fim das quedas de energia

Atualmente, a Rua 1 e parte da Avenida Principal já possuem fornecimento regularizado, beneficiando mais de 1,4 mil residências.

Moradora da Avenida JK, conhecida como Rua 6 Principal, a servidora pública Noemi Ornelas afirmou que a obra representa mais dignidade para a comunidade.

“Falta muita luz aqui. Já chegamos a ficar uma semana sem energia e perdemos alimentos porque estragou tudo dentro de casa. Com essa regularização, as coisas vão melhorar”, disse.

O corretor de imóveis Marcelo Soares, morador da região há sete anos, destacou que os constantes apagões provocam prejuízos aos moradores.

“Ainda queima muito equipamento, motor de portão e eletrodomésticos. Com isso, a gente ganha mais conforto e menos preocupação com queda de energia e prejuízos”, afirmou.

Segundo ele, a regularização também permitirá que mais moradores tenham comprovante de residência, ampliando o acesso a diversos serviços.

Programa será ampliado

A nova etapa dá continuidade ao trabalho iniciado em 2025, quando o GDF investiu R$ 2,2 milhões na regularização do Trecho 1 da 26 de Setembro, beneficiando mais de 1,8 mil famílias.

As intervenções fazem parte do programa Energia Cidadã, desenvolvido pela Neoenergia em parceria com o programa Energia Legal, do Governo do Distrito Federal.

Nos últimos cinco anos, a iniciativa já levou energia regularizada para mais de 52 mil famílias do DF, alcançando cerca de 156 mil pessoas. A previsão é ampliar o atendimento para outras 40 mil famílias até 2029.

Durante o anúncio, Celina Leão também destacou o processo de criação da região administrativa da 26 de Setembro, que avança com ações de regularização fundiária e investimentos em infraestrutura, como pavimentação, unidade básica de saúde e a nova rede de energia elétrica.

Com informações da Agência Brasília.

Continue Lendo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS