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GDF moderniza sistema de tributação e administração fazendária

Por esta razão, alguns serviços ficarão indisponíveis entre os dias 27 e 30 de junho

Os sistemas de tributação e administração fazendária (Sitaf) do Governo do Distrito Federal (GDF) vão passar por um processo de modernização técnica entre 27 de junho (a partir das 21h) e 30 de junho. Por isso, alguns serviços ficarão indisponíveis nesse período. A emissão de boletos para o pagamento do IPTU e do IPVA, por exemplo, estará indisponível a partir de sábado (28). As agências físicas de atendimento estarão abertas normalmente, mas os serviços no dia 30 podem ser impactados por intermitências nos sistemas.

“Para esses impostos, e também para todos os demais tributos, o contribuinte que desejar emitir boletos de débitos que vencem entre os dias 28 e 30 poderá fazê-lo na terça-feira, dia 1º de julho, apenas com os eventuais juros e correções incidentes até o dia 28/6, se for o caso”, esclarece o secretário-executivo de Fazenda da Secretaria de Economia, Anderson Roepke.

A emissão de boletos de IPVA e IPTU no período será indisponibilizada, mas o contribuinte não será prejudicado | Foto: Arquivo/Agência Brasília

Vale lembrar que os boletos dos principais tributos já são comumente enviados para os endereços residenciais dos contribuintes. “Aqueles emitidos antes da interrupção são válidos e podem ser pagos na rede bancária normalmente neste período”, reforça o subsecretário de Fazenda, Leonardo Cançado.

Se o contribuinte tiver alguma dúvida nesse período, deverá encaminhá-la pelos canais usuais disponíveis no site da Receita ou pelo telefone 156 a partir do retorno dos serviços na terça-feira, dia 1º. O posto da Receita no Na Hora não funcionará no sábado.

A integração tecnológica com o Detran também não funcionará no final de semana. Portanto, as informações relacionadas ao IPVA e acessadas por meio do portal do órgão de trânsito estarão indisponíveis.

Segurança e eficiência

“A migração do sistema tributário do GDF para uma nova plataforma é fundamental para garantir segurança, eficiência e confiabilidade”, diz o secretário-executivo de Tecnologia da Informação e Comunicação da Secretaria de Economia, Wisney Rafael Alves Oliveira. “Essa mudança permitirá melhorar a capacidade de atendimento, reduzir custos e aumentar a proteção dos dados. Além disso, demonstra o compromisso do GDF com a inovação e modernização”, reforça ele.

Os gestores da Secretaria de Economia (Seec-DF) esclarecem que também não será possível solicitar serviços no atendimento virtual no final de semana da mudança de sistema ー como o parcelamento de débitos ou requerimentos. O retorno total dos serviços será na terça-feira, dia 1º de julho.

A partir da segunda-feira (30), alguns serviços já devem retornar normalmente. São eles:
⇒ Acesso a informações no portal de serviços
⇒ Solicitação de serviços no atendimento virtual
⇒ Acesso ao Sistema Integrado de Lançamento de Créditos (Sislanca) por outros órgãos
⇒ Serviços de emissão do Imposto Sobre Transmissão de Bens Imóveis (ITBI) e Imposto de Transmissão Causa Mortis e Doação
⇒ Quaisquer Bens ou Direitos (ITCD) realizados diretamente nos cartórios

 

Observações gerais
⇒ O processo de modernização do sistema de tributação e administração fazendária (Sitaf) não afeta a emissão de notas fiscais eletrônicas
⇒ O Programa Nota Legal teve prorrogado o prazo de indicação de conta bancária para quem opta pelo resgate do crédito em dinheiro para 4 de julho, como forma de compensação
⇒ A cobrança do ISS não será prejudicada, pois usa um sistema tecnológico à parte
⇒ A cobrança do ICMS também não será afetada
⇒ A Secretaria de Economia também enviará informações ao conselho de contabilidade e sindicato dos contabilistas

*Com informações da Secretaria de Economia

Fonte: Agencia Brasilia 

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