ColunasArquitetura e UrbanismoHospital Regional de Taguatinga é reconhecido em premiação

Hospital Regional de Taguatinga é reconhecido em premiação

O Hospital Regional de Taguatinga (HRT) apresenta singularidades marcantes em sua construção, como o sistema pré-fabricado de concreto e a implantação em terreno inclinado, resultando em quatro níveis. Essas características proporcionam benefícios aos profissionais e pacientes, como iluminação natural, conforto térmico e ampliação da estrutura, além de enfatizar espaços verdes.

Em virtude da singularidade de sua edificação, o hospital, concebido pelo renomado arquiteto João Filgueiras, o Lelé, recebeu reconhecimento do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Distrito Federal para concorrer ao Selo CAU/DF – Arquitetura de Brasília de 2023. O reconhecimento considerou a conservação predial e a preservação das características originais, abrangendo fachadas, elementos urbanos, áreas comuns, acessos e pilotis.

O HRT é o marco inaugural de projetos hospitalares de Lelé, reconhecido como um prédio histórico pela relevância arquitetônica. Este foi apenas o início de uma carreira que envolveu diversos projetos hospitalares, incluindo o Hospital Sarah Brasília Centro, também premiado com o Selo em 2023, ao lado do Bloco D da SQS 213. O prêmio envolveu 19 edificações em categorias como hotéis, hospitais, edifícios escolares, escritórios e blocos de superquadras.

Recentemente, o HRT passou por revitalizações estruturais significativas. O hospital recebeu melhorias nas calhas e telhados, manutenção do sistema de climatização do pronto-socorro e a instalação de 20 aparelhos de ar-condicionado. Setorialmente, os serviços de oncologia e oftalmologia foram expandidos, resultando em um aumento considerável no número de consultas e melhorias na infraestrutura. As obras abrangeram a UTI, pronto-socorro e unidades específicas, viabilizadas através de contratos de manutenção regular assinados pela Secretaria de Saúde (SES-DF) em 2022, com investimento total de R$ 74 milhões para aprimorar o funcionamento de 297 unidades de saúde.

A revitalização do setor de urgência oftalmológica do HRT incluiu a instalação de uma terceira estação de atendimento, que será utilizada nos momentos de maior fluxo. Foto: Reprodução

Continue Lendo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS