Motoristas que utilizam o Túnel Rei Pelé devem ficar atentos às mudanças no tráfego previstas para esta semana. O Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER-DF) realizará uma manutenção preventiva nos 52 jatos ventiladores instalados na estrutura, o que exigirá interdições parciais em ambos os sentidos da via.
Os trabalhos ocorrerão sempre no período noturno, entre 23h e 5h, para reduzir os impactos à circulação de veículos. Na quinta-feira (25), a intervenção será realizada no sentido Ceilândia–Brasília. Já na sexta-feira (26), os serviços ocorrerão na pista contrária, no sentido Brasília–Ceilândia.
Mesmo durante a execução da manutenção, o trânsito não será totalmente interrompido. O fluxo de veículos permanecerá liberado em uma das faixas de rolamento, permitindo a passagem dos motoristas.
A ação tem como foco preservar o funcionamento adequado dos sistemas responsáveis pela ventilação do túnel, fundamentais para manter a qualidade do ar e reforçar a segurança em situações de emergência ou acidentes.
Durante a operação, as equipes técnicas irão realizar medições de vibração e ruído em cada um dos ventiladores. Os equipamentos, instalados no teto da estrutura, possuem aproximadamente uma tonelada cada.
- Drones ampliam combate à dengue em regiões de difícil acesso no DF
- Mais de 91 mil beneficiários do Bolsa Família ainda precisam atualizar dados de saúde no DF
- Rede pública do DF amplia acesso ao Implanon e ultrapassa 6,5 mil implantes realizados
- Evento reúne moradores e empreendedores em busca de melhorias para o Guará
- Aluguéis por temporada entram no radar de autoridades em investigações sobre lavagem de dinheiro
Segundo o DER-DF, a manutenção periódica é essencial para garantir que os ventiladores operem de acordo com as especificações do fabricante, contribuindo para a prevenção de falhas e para a segurança dos usuários que trafegam diariamente pelo local.
Com informações da agência Brasília

