Os profissionais responsáveis pelos atendimentos de urgência e emergência no Distrito Federal passam a contar com uma estrutura modernizada para aperfeiçoar a capacitação contínua. O Governo do Distrito Federal inaugurou nesta terça-feira (23) a reforma do Núcleo de Educação em Urgência (NEU) do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), localizado no Guará.
Com investimento de R$ 575 mil, o espaço foi totalmente reestruturado para ampliar a formação teórica e prática das equipes que atuam no atendimento pré-hospitalar. As melhorias incluem novos pisos, divisórias em drywall com isolamento acústico, banheiros reformados, instalação de aparelhos de ar-condicionado, ampliação do auditório, nova sala de reuniões, espaço destinado aos instrutores e uma área de convivência integrada.
Durante a cerimônia de entrega, a governadora Celina Leão destacou que a qualificação permanente dos servidores impacta diretamente a qualidade do atendimento prestado à população.
“Investir na capacitação do servidor é investir no cuidado; a pessoa vai estar apta e qualificada para fazer os atendimentos”, afirmou. A governadora ressaltou ainda a complexidade do trabalho desempenhado pelas equipes do Samu, que atuam em situações críticas e de alta pressão.
Criado em 2006, o Núcleo de Educação em Urgência é responsável pela realização de cursos de capacitação para profissionais de saúde, além do desenvolvimento de pesquisas e projetos educativos. Entre eles está o Projeto Samuzinho, que leva noções básicas de primeiros socorros para estudantes e orienta a população sobre o uso adequado do serviço de emergência.
- Jogo do Brasil altera horários de atendimento e operações de trânsito no DF nesta quarta-feira
- DF lança guia para orientar cobertura jornalística de casos de feminicídio
- Detran-DF estabelece novo fluxo para apuração de denúncias de assédio moral e sexual
- Estudo aponta avanços na qualidade de vida urbana e destaca desafios em regiões do DF
- Cruzeiro recebe revitalização de 34 parquinhos com investimento superior a R$ 446 mil
O secretário de Saúde, Juracy Lacerda, reforçou a importância da preparação constante dos profissionais diante dos desafios enfrentados diariamente nas ruas.
“Quem trabalha no Samu sabe o quanto é difícil, o tamanho da adrenalina e o quanto a gente necessita de treinamento constante. A equipe tem que estar muito treinada, cada um sabendo o que deve fazer. Cada minuto impacta”, destacou.
Somente nos três primeiros meses deste ano, o Samu realizou 83.925 atendimentos no Distrito Federal, evidenciando a importância da preparação técnica das equipes para responder rapidamente às ocorrências.
Segundo a enfermeira-chefe do NEU, Carolina Cunha, a nova estrutura melhora as condições de ensino e amplia a realização de simulações realísticas, metodologia fundamental para preparar os profissionais para situações de alta complexidade.
Com os ambientes reformulados, o núcleo passa a oferecer melhores condições para o treinamento de socorristas e de servidores de toda a rede da Secretaria de Saúde, fortalecendo a qualificação contínua dos profissionais e contribuindo para um atendimento mais eficiente à população.
Com informações da Agência Brasília.

