Distrito FederalReforma de centro de treinamento do Samu fortalece qualificação de equipes de...

Reforma de centro de treinamento do Samu fortalece qualificação de equipes de emergência no DF

Os profissionais responsáveis pelos atendimentos de urgência e emergência no Distrito Federal passam a contar com uma estrutura modernizada para aperfeiçoar a capacitação contínua. O Governo do Distrito Federal inaugurou nesta terça-feira (23) a reforma do Núcleo de Educação em Urgência (NEU) do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), localizado no Guará.

Com investimento de R$ 575 mil, o espaço foi totalmente reestruturado para ampliar a formação teórica e prática das equipes que atuam no atendimento pré-hospitalar. As melhorias incluem novos pisos, divisórias em drywall com isolamento acústico, banheiros reformados, instalação de aparelhos de ar-condicionado, ampliação do auditório, nova sala de reuniões, espaço destinado aos instrutores e uma área de convivência integrada.

Durante a cerimônia de entrega, a governadora Celina Leão destacou que a qualificação permanente dos servidores impacta diretamente a qualidade do atendimento prestado à população.

“Investir na capacitação do servidor é investir no cuidado; a pessoa vai estar apta e qualificada para fazer os atendimentos”, afirmou. A governadora ressaltou ainda a complexidade do trabalho desempenhado pelas equipes do Samu, que atuam em situações críticas e de alta pressão.

Criado em 2006, o Núcleo de Educação em Urgência é responsável pela realização de cursos de capacitação para profissionais de saúde, além do desenvolvimento de pesquisas e projetos educativos. Entre eles está o Projeto Samuzinho, que leva noções básicas de primeiros socorros para estudantes e orienta a população sobre o uso adequado do serviço de emergência.

O secretário de Saúde, Juracy Lacerda, reforçou a importância da preparação constante dos profissionais diante dos desafios enfrentados diariamente nas ruas.

“Quem trabalha no Samu sabe o quanto é difícil, o tamanho da adrenalina e o quanto a gente necessita de treinamento constante. A equipe tem que estar muito treinada, cada um sabendo o que deve fazer. Cada minuto impacta”, destacou.

Somente nos três primeiros meses deste ano, o Samu realizou 83.925 atendimentos no Distrito Federal, evidenciando a importância da preparação técnica das equipes para responder rapidamente às ocorrências.

Segundo a enfermeira-chefe do NEU, Carolina Cunha, a nova estrutura melhora as condições de ensino e amplia a realização de simulações realísticas, metodologia fundamental para preparar os profissionais para situações de alta complexidade.

Com os ambientes reformulados, o núcleo passa a oferecer melhores condições para o treinamento de socorristas e de servidores de toda a rede da Secretaria de Saúde, fortalecendo a qualificação contínua dos profissionais e contribuindo para um atendimento mais eficiente à população.

Com informações da Agência Brasília.

Continue Lendo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS